Releases

Educação, cultura e sustentabilidade

29/05/2012

A Associação Hortolândia de Atibaia, organizadora da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, escolhe um assunto importante no tema do evento. A finalidade é trazer à tona a essência do que está sendo ressaltado por meio de flores, plantas e hortifrutigranjeiros.

 

Como 2011 foi declarado e oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional das Florestas, a Associação Hortolândia de Atibaia instituiu o título do evento como “A Magia da Floresta”. Acredita-se que as Estâncias Turísticas, Climáticas e Hidrominerais devem estar a frente com atitudes ecologicamente sustentáveis não somente com o objetivo de preservar seu patrimônio ecológico, mas para garantir o desenvolvimento turístico da cidade. Esse evento é uma forma de conscientizar as pessoas a respeito da manutenção, conservação e preservação das florestas, afinal é um país com a flora mais rica de todo o mundo e com dimensões continentais que possui 61% do seu território coberto por florestas – 516 milhões de hectares – o que rende o segundo lugar no ranking mundial de países com maior área florestal, atrás apenas da Rússia.

 

A organizadora da Festa sempre está atenta a essas questões, por isso todo material de divulgação é impresso em papel reciclado. Além disso, há uma parceria com o Saae e a Cooperativa São José para que os resíduos sólidos sejam separados do orgânico e enviados a Central de Triagem de Resíduos Sólidos da cidade.

 

Essas ações sustentáveis são positivas e colaboram para a melhoria da qualidade de vida de todos. Dentre elas, está a educação e a cultura, principalmente das crianças. Por isso, foi instituído um concurso de desenho infantil, onde crianças de toda a rede pública e privada do município participam. O primeiro colocado ganha um prêmio, escolhido pela diretoria da Associação e ainda tem seu desenho ampliado e reproduzido em um painel de flores na entrada do pavilhão de exposições. As crianças até 10 anos não pagam ingresso e isso estimula as escolas a realizarem um trabalho junto ao evento, buscando a aproximação com a natureza.

 

Com inúmeros dados relevantes e interessantes a respeito das florestas e sustentabilidade, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia revelará no pavilhão de exposições, com uma área de 1.100 m², o quanto a mata nativa é essencial para a vida dos seres humanos. Mais de 1.200 variedades de flores e plantas ornamentais serão utilizadas para decorar esse espaço, que é um dos mais atraentes do evento.

 

Além disso, o visitante desfrutará de uma série de atrações, como os shows de grupos de dança de vários países, teatro e música, além do mágico e a contadora de histórias que interagem com as pessoas em todos os pontos do parque. Também há exposição e vendas de flores, frutas e artesanato. A praça de alimentação, também muito cobiçada, oferece as culinárias brasileira e japonesa deixando tanto os amantes quanto os críticos da gastronomia muito satisfeitos. Vale frisar que todos os visitantes devem apreciar o famoso suco de morango.

Patrocinadores

Ativo 1Ativo 2Ativo 3Ativo 4Ativo 7Ativo 5

Realização

Ahorta

Apoio

PeaSaaeBarra patrocinio

Colaboradores

Logo_col_acenbra_colorLogo_col_sindicatoruralatibaia_colorLogo_col_assprodutoresmorangoatibaia_colorLogo_col_proflor_colorPiuGraalLogoArcvrLogo_convem_1